A resenha de hoje vai ser sobre um livro bastante intenso e realista.
Sinopse:
“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”
Nome: Garotas de Vidro
Nome Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano:2012
Páginas: 272
ISBN: 978-85-8163-011-3
Garotas de Vidro relata a vida de Lia, uma garota que possui uma obsessão pela magreza. Mas isso é só uma parte da adversidade; Lia perde o controle quando descobre que a sua amiga Cassie morreu sozinha em um quarto de motel e para piorar a situação ligou para ela trinta e três vezes antes de morrer e ela não atendeu a ligação.
O fato da morte repentina de Cassie e a negação de seu problema, faz com que Lia entre em um regime intenso onde tudo o que come deve ser estritamente racionado e contado as calorias.Porém a omissão de seu desespero e o autoflagelo começa a prejudicá-la cada vez mais.Assim seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a manter a vida mas será que isso bastará?
" Visto o roupão amarelo no meu quarto e verifico se as moedas que costurei nos bolsos estão os deixando caídos demais para quem vê. Quando vou para o banheiro, Jennifer está consertando o delineador no espelho. Subo na balança. Quarenta e oito quilos e cinquenta e três gramas falsos.
Ela anota o número no caderninho verde que mora no armário ao lado da pomada antibacteriana e então folheia as vinte e quatro semanas de pesagens humilhantes anotadas."
Comecei a ler esse livro não esperando que fosse gostar tanto da história, pois não é nada fácil e a leitura é bastante dramática e diferente; a personagem Lia a todo momento conta as calorias de tudo o que ingere como também é uma pessoa deprimida e possui uma alta repugnância de si. Ela passou a ter esse transtorno alimentar depois de uma aposta com a sua amiga Cassie, onde quem ficaria mais magra seria a melhor e isso favoreceu para que a vida de ambas se tornasse um pesadelo.
" Ele joga o rolo de papel higiênico nos travesseiros, abre a caixa e tira um pedaço de pizza.
-Nova Jersey.-Ele dá uma mordida e o queijo se estica como uma ponte suspensa entre a boca e a mão dele -Vai aí?
Mostra também todos os problemas relacionados a este transtorno e o que pode ocorrer à uma família que tem um membro que passa por essa dificuldade.Outro aspecto bastante importante da trama é o ressalto de problemas inacabados que vêm rondar o presente causando até mesmo complicações ainda maiores.
"A casa da Cassie é do outro lado da rua.
Meu cérebro (NÃO!) e meu estômago (NÃO!) berram comigo (NÃO! NÃO! NÃO!),mas forço uma colherada de macarrão por entre dentes e a engulo."
Basicamente este é um livro que faz o leitor pensar sobre a sua própria vida, como também à dos outros.Por isso a autora está de parabéns por ter tido a coragem de criar uma obra tão realista que aborda a condição dos jovens que sofrem de transtornos alimentares. Desta maneira é por pouco que Garotas de Vidro não entra para os meus favoritos, porém será um livro que irei reler com certeza! =)
Recomendadíssimo!
E aí alguém já leu, o que achou?
Beijos
Oiie,
ResponderExcluirJá vi muita gente dizendo que o livro é realmente muito bom. Estou curiosa para ler, mas, por enquanto não esta nas minhas prioridades.
Beijos
Amigas entre Livros
esse livro é maravilhosamente cruel , uma das melhores leituras do ano !
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei de sua resenha, vc realmente me fez sentir vontade de ler o livro.
Há pouco tempo li uma resenha e não havia gostado muito.
Achei bem interessante o tema do livro. Com certeza entrou para minha lista de desejados!!
Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Desde que vi essa capa, estou louco atrás do livro!!
ResponderExcluirBela resenha! Só me fez querer ler ainda mais!
Um beijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Achei pela sua resenha o livro super interessante, estou ansiosa para ler!
ResponderExcluirbjs
http://funhousesa.blogspot.com.br/
Oi, Alinne!
ResponderExcluirAté hoje só escutei elogios sobre esse livro e estou bem curiosa para lê-lo. Acho que a autora soube tratar muito bem sobre um assunto difícil e pesado. Parece ser uma leitura densa e de conteúdo, bem interessante mesmo!
Beijão!
Oi Aline!
ResponderExcluirEu adorei o livro, uma leitura intensa que nos faz pensar em muita coisa, principalmente na auto aceitação. Eu também sei que irei reler em breve..
Beijos!
Já li muitas resenhas sobre esse livro e cada vez mais a vontade de lê-lo aumenta, até agora ninguém falou mal dele. Transtornos alimentares já é um tema meio batido em termos de discussão, mas acho que ler sobre ele seria uma experiência muito interessante.
ResponderExcluirAbraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Adorei sua resenha! Gosto de livros com temas complexos, polêmicos, diferentes e atuais e esse tem tudo isso.
ResponderExcluirOi Alinne, esse livro parece ser realmente pesado... No começo pensei que fosse mais um livro juvenil, e romance, me enganei e como!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Lendo de Tudo
Quero ler o livro para conhecer a história melhor.
ResponderExcluirO livro já chama a atenção pela capa... a história te faz ter a certeza que vc quer lê-lo! rss
ResponderExcluirGosto de livro assim...
Encomendei hoje esse livro. Estou super curiosa, parece ser uma história bem chocante...
ResponderExcluirBjs