18/01/2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas


Oi gente.
A resenha de hoje vai ser sobre um livro maravilhoso.



Nome: A Culpa é das Estrelas
Nome Original: The fault in our stars
Autor: John Green
Editora:  Intrínseca
Ano: 2012  Páginas: 286
ISBN:978-85-8057-226-1

Esse livro superou todas as minhas expectativas e entrou para os meus preferidos logo após algumas páginas. Trata-se de uma obra complexa tão tocante e apaixonante que é impossível não se comover e ficar com a lembrança da história, mesmo depois de ter lido à algum tempo.  

A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel Grace, uma paciente terminal, que conseguiu alguns anos a mais de vida devido a um novo experimento médico; um remédio que possibilitou a redução de seu tumor maligno, mas ainda assim ela tem que conviver com os efeitos colaterais do medicamento e dos outros tratamentos, com a incapacidade de conseguir respirar devidamente, além de todos os outros sintomas causados pelo câncer.

 Desta maneira Hazel vive lutando e fazendo o possível para aproveitar cada dia. Em um de seus encontros no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer ela se depara com Augustus Waters, um garoto bonito, desinibido e simpático que logo demonstra interesse por ela. Juntos os dois irão conhecer o amor verdadeiro e descobrir o significado da vida.


“ O que mais? Ela é tão linda!  Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente que eu: Sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo. Sou muito sortudo de amá-la, Van Houten.Não dá para escolher se você vai ou não se ferir neste mundo,  meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo.” (Augustus Waters)

Não é à toa que este livro foi tão comentado e elogiado por tantos leitores. Se há uma palavra para definir a sua grandeza é: Perfeito! Adorei e aprovei cada palavra escrita J
A Culpa é das Estrelas produz um turbilhão de emoções ao leitor; há momentos onde a alegria e o divertimento contagia e outras em que o inevitável e a melancolia entristece.

“ – Eu sou uma granada -  repeti -  Só quero ficar longe das pessoas, ler livros , pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. Eu não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada. “         ( Hazel Grace para seus pais)

Os personagens são encantadores; Hazel foi uma guerreira desde o início até o fim da obra. Gus foi um personagem apaixonante e digno de aplausos por sua força e vontade de viver. Isaac foi divertido e  teve a sua devida importância. E os outros deram um toque a mais na trama.

“ - Às vezes sonho que estou escrevendo minha autobiografia. Um livro como esse seria a melhor forma de me perpetuar no coração e na memória do público que me idolatra.  - Por que você precisa desse público quando tem a mim? – Perguntei. - Hazel Grace, quando se é charmoso e fisicamente atraente como eu, é fácil demais seduzir quem você conhece. Mas fazer com que completos desconhecidos o amem...Isso sim é um desafio.Revirei os olhos.”                          ( Augustus e Hazel)

Outro aspecto me agradou completamente foram os diversos gêneros dentro da história; à romance, drama, filosofia e muitos momentos divertidos, mas tudo na medida certa. Acho até que esse seja um dos motivos da obra ter sido tão aclamada.

“ Eu sentia falta do futuro. É claro que eu sabia que nunca envelheceria ao lado do Augustus Waters (...)  Era muito provável que eu nunca mais fosse ver o oceano de uma altura de trinta mil pés de novo, uma distância tão grande que nem dá para distinguir as ondas, nem nenhum barco, de um jeito que faz o oceano parecer um enorme e infinito monólito. Eu poderia imaginá-lo. Eu poderia me lembrar dele. Mas não poderia vê-lo de novo, e me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, por que há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez. “     ( Hazel)

A diagramação também foi muito bem elaborada, quase não notei erros ortográficos como também gostei do tamanho da letra e da capa, que tem a ver com o tema.
Um fato que achei interessante foi o mencionamento do livro preferido de Hazel; Uma Aflição Imperial de Van Houten. Engraçado que cheguei até a procurar na internet para ver se o livro existia, e qual foi a minha surpresa? O livro é fictício! Que boa tática do John Green né? rs  
Enfim A Culpa é das Estrelas é um livro de tirar o chapéu. Espero poder ler outros livros do autor e que estes sejam tão bons quanto esse foi.
Para finalizar deixo a recomendação desse livro para todos!

Favorito



Beijos.

12 comentários:

  1. Oi Alinne, eu preciso desse livro urgente!! rsrs
    Pessoal sempre comenta que é maravilhoso, quero ler ele também. Simplesmente me encantei com os quotes que você separou, se der para ter noção do que é o livro, não tem como não gostar.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu gostei muito do livro tbm, emocionante mas não favoritei.
    Sabe que eu tbm procurei pelo livro Uma aflição imperial, e fiquei triste que ele não existe...
    Eu tbm queria saber o final do homem das tulipas e da mãe da menina...
    Realmente o autor foi muito criativo.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    O livro é incrível mesmo. O que mais encanta é essa complexidade e esse misto de bom humor, tristeza, alegria, romance... Tem um pouco de tudo!
    O John Green foi muito feliz na criação dessa obra!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, sou louca pra ler esse livro, ele é perfeito
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, sou louca por esse livro, ele é perfeito
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nahim...um livro perfeito acredito que seja o sonho de todo leitor. Ainda não li a obra, mas parece ser realmente cativante. Todas as resenhas que vi falam bem do livro e colocam ele nos favoritos.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou ótima, Alinne! Eu também adorei esse livro... foi o melhor que já li!
    Também fiquei bem frustrada quando vi que Uma Aflição Imperial não existe :(
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Faz tempo que quero ler esse livro. Sua resenha me motivou mais ainda =D
    Beijos,
    Isa Carter.
    Isabela-na-janela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Um dos livros mais lindo que li ano passado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é ótimo! Um dos melhores que já li!! :D
    Beeijos

    http://mardeaquarela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero demais ler esse livro, parece muito emocionante. A história deve ser linda, inteligente e encantadora. Os quotes são ótimos!
    Já vou comprar logo 2 pra dar um pra uma amiga que tenho certeza que vai amar. *-*

    Beijos,
    Claudia F.
    Palavras (In)certas

    ResponderExcluir
  12. Báh guria!! Tu me deixou louca pra ler o livro. Como tu disse o livro foi muito comentado na net e muito bem avaliado. Não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas agora, já coloquei ele na minha lista de compras! 'haha' ótima resenha. Beijos
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...