Vou falar de algumas curiosidades sobre os gatos. É bem interessante!
fonte do gif : universo do humor |
- Os primeiros representantes dos gatos suram a mais ou menos 8/10 milhões de anos.
- A espinha dorsal dos gatos é bastante flexível, por isso eles podem virar a cabeça quase 180º, suas patas podem ser movidas em quase todas as direções, seus músculos aguentam um bom esforço, mas os seus pulmões e coração, não são tão resistentes. Por esse motivo os gatos se cansam rapidamente com uma simples caminhada.
- Sua cavidade torácica é bem pequena, com isso seu coração e pulmões também. Podem respirar 2x mais que um humano por 1 min. Seu batimento cardiaco varia entre110 a 240 p/min e os filhotinhos 300 p/min.
- A visão dos gatos é sensível, o angulo é de aproximadamente 205º, complementando com a sua flexibilidade do pescoço que aumenta a sua capacidade de visão. Não conseguem enxergar coisas próximas. No escuro, por causa de suas íris se espandirem conseguem enxergar muito bem, é como se estivesse de dia para eles.
- Quem tem um gatinho já deve ter percebido os seus olhos brilharem no escuro não é mesmo? Isso acontece por causa do Tapetum Lucidum que nada mais é que uma parte superior triangular dos olhos que as células da retina são cobertas por células achatadas grandes, que funcionam como espelho, refletindo a luz que não foi absorvida pelo olho para as células da retina.
- Possuem uma 3ª pálpebra, chamada membrana nectetante ou terceira pálpebra, que fecha para cima permitindo uma visão com pouca luminosidade, pois reduz a claridade da luz. Também serve como proteção numa briga, vegetações e ajuda limpar o olho.
- Sua pele é coberta por terminações nervosas que respondem sob a mais leve pressão. O seu bigode, sombrancelhas e um grupo de pêlos ao longo do dorso das patas dianteras também transmitem sensações de pressão para o cérebro.
- Substâncias como fogo, cáusticas como querosene, alcatrão, creosato, verniz para madeira, tintas e removedores são prejudiciais para os bichanos.
- DDT, desinfetantes a base de ácido fenico, excesso de herbicidas, pesticidas. Também prejudicam.
- Plantas como loureiro, filodendro e a deeffenbachia são extremamente venenosas para eles.
- Como fazer uma respiração artificial num gato: Deita-lo de lado, pressione delicadamente seu peito. Pare e faça novamente com 4 segundos de intervalo a cada movimento. E alterne com respiração boca-boca.
- Para terminar uma maneira de socorrer um gato quando há hipótese de envenenamento é utilizando carvão ativado, misturado com água. Isso impedirá que o veneno seja absorvido pelo organismo. Somente funciona se for realizado logo após o gato ingerir o tóxico. Mas em todos os casos deve leva-lo ao Veterinário.
Finalizado o post ... Conheçam Akira minha gatinha. Até logo!
Toda charmosa! |
Parece uma vampirinha! Que foto zuada. He he he. |
Que linda sua gatinha!! Aaamo gatos, tenho dois, sou fascinada por eles!!
ResponderExcluirBjusss...