22/05/2012

Resenha: Estilhaça-me

Oi Gente!
Trago a resenha de um livro da NC muito, muito bom!


Nome: Estilhaça-me
Nome Original: Shatter me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Ribeirão Preto-SP
Ano:2012
Páginas:304


Se eu tivesse que resumir esse livro em uma só palavra seria: Espetacular!!!
Estilhaça-me conta a história de Juliette de dezessete anos que não pode tocar ninguém, pois o toque dela é fatal. Assim faz exatamente 264 dias que ela não tem contato com nenhum ser vivo, porque a ultima vez que teve, causou um acidente e foi presa. Desta forma Juliette foi abandonada pelos pais, vive numa cela isolada de qualquer calor humano ou afeto, passa frio, fome e vive sonhando em um dia ter uma vida diferente. Mas o mundo que ela conhecia, está mais ainda mudado, agora não há nada a não ser, controle por parte do  Restabelecimento. E a predominância de escassez de comida, da natureza, órfãos desolados, dor, morte e guerra.


"Não sei quando isso começou.
 Não sei por que isso começou.
 Não sei nada a não ser dos gritos.
Minha mãe gritando quando ela percebeu que não podia mais me tocar. Meu pai gritando quando ele percebeu o que fizera com minha mãe. Meus pais gritando quando me trancaram em meu quarto e me disseram que eu deveria ser grata. Por sua comida. Pelo tratamento humano dedicado a esta coisa que não era possível que fosse filha deles. Pelo parâmetro que eles usaram para determinar a distância que eu deveria ficar. Arruinei a vida deles- é o que me diziam."
        

No entanto a vida dessa garota dá uma reviravolta quando arranjam um colega de cela para ela, por bom comportamento. E este rapaz, Adam a fará questionar tudo em sua vida, ao mesmo tempo, em que é confrontada pelo Restabelecimento: a se juntar à eles. 
Este livro é eletrizante e possui uma história intensa que é difícil deixar de ler. 

" Olhe para mim- é o que queria dizer a você. Fale comigo de vez em quando. Encontre-me a cura para estas lagrimas, gostaria muito de soltar o ar dos pulmões pela primeira vez na vida."

Trata-se do primeiro livro de uma trilogia, onde o ambiente em que se passa é futurista, tendo como o principal fato, o sofrimento de uma adolescente por ser diferente e acima de tudo mostra um futuro que não é tão impossível assim, pois no mundo de Juliette guerras e a busca de poder gerou um ambiente caótico, onde as pessoas fracas e doentes são eliminadas, rebeldes são aprisionados e os fortes são recrutados para fazerem parte do Restabelecimento e tudo é controlado por eles. A população não tem voz e vive à mercê das ordens impostas pelo Restabelecimento, assim quem não obedecer as regras será punido severamente e neste regime matar é a primeira opção. Desta forma enquanto lia não pude deixar de comparar O Restabelecimento com Partido Nazista liderado por Adolf Hitler e pensar na possibilidade que isso pode realmente acontecer num futuro próximo.

" Lembro-me de ter dez anos de idade quando não podíamos mais ignorar a carência de alimentos e as coisas ficaram tão caras que ninguém mais tinha recursos para viver."

Além dessa originalidade, Estilhaça-me contém momentos intensos, com muito romance, ação e drama.Os personagens são marcantes como também as suas histórias. A personagem principal à principio pode até parecer ser insegura mas ao decorrer da leitura percebemos que ela é uma guerreira e Adam é perfeito e cativante. O líder militar do Restabelecimento, Warner no começo não me agradou muito por ser um cretino, mas depois acabei me encantando por ele, imagino que essa frieza dele, não se trata de uma psicopatia, mas sim da vida dura que ele teve ter tido #assim espero. E os outros personagens também me agradaram =)
Ao meu ver o livro foi incrível e é merecido aplausos! 
Então não deixem de ler!
Recomendadíssimo! 

Trechos:

"O cobertor é a única barreira entre nós, e ele me puxa mais para perto, mais firme, mais forte, até que escuto as batidas a sussurrar-lhe profundas dentro do peito, e o aço de seus braços ao redor do meu corpo desfaz os nós de tensão em meus membros. Seu calor derrete os pingentes de gelo que sustentam de dentro para fora e eu descongelo, descongelo, descongelo, meus olhos tremulando rápido até que caem fechados, até que lágrimas silenciosa estejam jorrando-me rosto abaixo e eu tenha decidido que a única coisa quero é congelar o seu corpo segurando o meu."

"Você não pode me tocar -sussurro.
Estou mentindo; é o que nunca direi.
Por-favor, toque-me; é o que quero dizer. Mas coisas acontecem quando as pessoas me tocam.
Coisa estranhas.Coisas ruins.
Coisas mortas."
        
E aí o que acharam?
Beijos.

10 comentários:

  1. Ai, a cada resenha que eu leio fico com mais vontade de ler esse livro. Pena que ainda não ganhei em nenhuma promoção hahaha. Os trechos que você colocou aqui me deixaram mais interessada rs. Tirando a capa que é muito show... Ótima resenha. Parabéns.
    Beijos,
    Rafa
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Estou bem curiosa pra ler esse livro!
    O fato de ser original e romântico já é suficiente pra despertar minha curiosidade, e só tenho visto opiniões positivas sobre o livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Alinne! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiie Alinne,

    Eu amei este livro. Para mim, Tahereh criou um dos melhores romances que já li, a escrita dela é extremamente cativante e muito bonita. Amei o Adam, mas, diferentemente de você detestei o Warner, para mim ele é um egoísta, frívolo.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. eu não amei esse livro , mas tbm não desgostei , a escrita da autora é boa mas cansa. vamos ver os proximos livros :) Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!

    A narração da Tahereh é incrível..Tomara que não demore muito pelo próximo...
    Todos os personagens foram ótimos, bem desenvolvidos. O Kenji, eu lia com sorriso, muito inconveniente rsrs, porém divertido. Até o Warner consegue nossa simpatia, vamos dizer assim, quanto as ações e o que ele sente.Adam e um lindo, adorei.E tadinha da juliette, tanto tempo sem tocar, e logo vem Adam, bonito e tudo mais pra quer tentar ela, mas que tentação rs. Adorei, assim como você ^^

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  7. Esse livro se tornou meu sonho de consumo, estou louca para ler!! Me conquistou a partir da capa e vem me ganhado cada dia mais através das ótimas resenhas que tenho lido!

    ResponderExcluir
  8. Oii. Eu preciso desse livro! Tô em uma fase distópica, literariamente falando e tipo... cada resenha que eu leio me deixa mais interessada.
    Enquanto não dá para comprá-lo...
    Promoções, vem cá, suas lindas.

    Beijos.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, esse livro parece ser ótimo!
    Adorei sua resenha, me deixou muito curiosa pelo livro, ainda mais com esses trechos que você colocou!
    Queria muito lê-lo *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. estou curiosa com esse livro (;

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...