26/02/2013

Resenha: Persuasão



Oi gente.
A resenha de hoje será de mais uma obra fantástica da Jane Austen.


Nome: Persuasão
Nome Original: Persuasion
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark
Ano: 2007   Páginas: 208
ISBN: 978-85-88781-33-7

Este é o segundo livro da Jane Austen que tive a oportunidade de ler e não poderia ter sido melhor. A história de Persuasão é tão bela e empolgante quanto Orgulho e Preconceito, porém, o primeiro continua sendo o meu preferido!
Neste livro conhecemos a vida de Anne Elliot, uma moça que se apaixona por um rapaz pobre e ambicioso chamado Frederick Wentworth, porém a família de Anne não aprova a relação e a convence a romper o seu relacionamento amoroso. No entanto, o afastamento do casal não é o bastante para livrá-los de seus sentimentos; mesmo depois de alguns anos ambos ainda possuem boas recordações do tempo em que estavam juntos e se encontram ainda solteiros.
Sendo assim, no momento em que o capitão da Marinha Frederick Wentworth retorna para a cidade de Bath, Anne se vê aflita em meio a tantas emoções que vem à tona pelo simples fato do seu primeiro amor estar próximo. Entretanto a situação não é a das melhores, pois Frederick agora está cortejando sua amiga e vizinha Louisa Musgrove e um cavaleiro começa a demonstrar interesse por ela.

Pelo que pude perceber a autora conseguiu criar personagens originais e bem expressivos nesta história; todos possuem defeitos e qualidades de forma que me pareceram “reais”. Também adorei a maneira como tudo se desenvolveu, a principio imaginei que a narrativa seria dramática, mas me enganei, esta foi surpreendente, irônica e envolvente.  
O romance de Anne e Frederick é muito bonito, se trata daquela típica relação conturbada que tanto magoa quanto fortalece; é como se eles estivessem destinados a ficarem juntos e tivessem que passar por aprovações para se derem conta de que são almas gêmeas.
Outro ponto favorável é que Persuasão envolve o leitor; a história é tão tocante que logo nas primeiras páginas já é possível ansiar pelo desfecho e principalmente pela felicidade de alguns personagens.
 Me senti muito bem ao ler essa obra e espero poder ler outras que sejam tão agradáveis quanto esta. Por isso recomendo Persuasão para todos aqueles que apreciam um livro cativante em todos os aspectos.

Favorito



“Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa a minha alma. Sou agonia e esperança. Não me diga que é tarde demais, que tais preciosos sentimentos se foram para sempre. Eu volto a me oferecer a você, com um coração ainda mais seu do que quando você o partiu, oito anos e meio atrás. Não ouse dizer que os homens se esquecem mais rápido do que as mulheres, que o amor deles morre mais cedo. Só a você tenho amado. Posso ter sido injusto, fui fraco e ressentido, mas nunca inconstante. Só por você vim a Bath. Só por você eu penso e faço planos.”( Frederick Wentworh)

“Jamais adentrou no circulo de Kellynch alguém que se pudesse comparar com Frederick Wentworth, tal como ele estava gravado em sua memória. Nenhum segundo amor, a única cura totalmente natural, feliz e suficiente na sua idade fora possível para a sua alma delicada e seu gosto refinado, nos estreitos limites da sociedade que a rodeava.”

“ Anne Elliot, com todas as suas qualidades de berço, beleza e inteligência, desperdiçar sua própria vida aos dezenove anos; envolver-se aos dezenove anos num noivado com um rapaz que nada tinha além de si mesmo para recomendar-se, e sem esperanças de obter algum dinheiro, senão nos acasos de uma profissão mais do que incerta e sem relações até para garantir o seu avanço profissional, seria de fato, um desperdício, em que lhe era doloroso pensar!”

Beijos.


7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Alinne! Já li Persuasão e amei! É um dos livros mais românticos de Jane Austen! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alinne! Tudo bem?
    Nunca li nada da Jane Austen e não sei se faz o meu estilo de leitura sabe?
    Gosto de histórias mais "bobinhas" mais adolescentes (hehe) e os livros dela parecem ser bem diferentes.
    Mas talvez eu tenha que dar uma chance aos livros dela, pode ser que eu goste =)
    Ah, parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh amo ♥
    É meu favorito, sem dúvidas. Acho a história intensa e maravilhosa, sem contar que a leitura é mesmo uma delícia!
    Que bom que gostou, flor!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha =]
    ainda to atras de Orgulho e Proconceito pra ler, quem sabe depois .. ^^

    Beijos do Sol ;*
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, minha leitura do momento é a Abadia de Northanger da Jane Austen. Ela é uma Diva, amo essa mulher.

    Persuasão é meu livro preferido dos que li da autora. Sem falar, que depois de conhecer um pouco mais da história da autora, o livro me deixou mais emocionada, pois impossível não lembrar da vida da Austen.

    Persuasão está entre o meus favoritos, obviamente, e também recomendo muito.

    Bj, Amigas Entre Livros

    ResponderExcluir
  6. um dos meus sonhos literários é ler orgulho e preconceito, mas sou meio preguiçosa para romances clássicos. Pelo que pude ver da sua resenha esse é um clássico mas não daqueles que são cansativos. Acho que vou dar um jeitinho de arrumar emprestado orgulho e preconceito e depois se eu gostar vou ler Persuasão.
    Beijos
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Alinne
    Um dos meus sonhos literários é ler Orgulho e Preconceito. Pelo que tu descreveu da autora acho que vai ser bem interessantes. As vezes tenho medo de ler clássicos porque tem alguns que são muito massantes e cansativos. Vou ler primeiro orgulho e preconceito e se eu gostar vou ler persuasão também.
    Beijos
    Sabrina
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...