15/02/2013

Resenha: Orgulho e Preconceito



Olá queridos leitores.
A resenha será a respeito de um livro clássico maravilhoso.



Nome: Orgulho e Preconceito
Nome Original: Pride and Prejudice
Autora: Jane Austen
Editora: Landmark
Ano: 2008        Páginas: 400
ISBN: 8588781387

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, pois além de ser um clássico, ele sempre me despertou curiosidade por ser tão bem comentado e o favorito de muitos. Por isso a minha alegria foi imensa quando comecei a lê-lo e eu não conseguia desgrudar das páginas... Foi uma leitura tão prazerosa que antes mesmo de chegar ao final, eu já estava ciente que  entraria para os meus favoritos.
A história de Orgulho e Preconceito se passa na Inglaterra, no final do século XVIII, numa época onde as possibilidades de uma ascensão social eram limitadas para as mulheres que não possuíam dote. Porém Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um espirituoso e imprudente senhor consegue superar estas dificuldades.
Certo dia em um baile Elizabeth se depara com Fitzwilliam Darcy, um orgulhoso e rico cavalheiro que a principio se mostra indiferente a todas as moças presentes devido a sua classe social. No entanto com o interesse do Sr. Bingley, melhor amigo do Sr. Darcy pela Srta. Jane, irmã de Lizzy, os encontros destes se tornam cada vez mais freqüentes e passam a despertar certa curiosidade em ambos. De maneira que o desprezo e a personalidade de Lizzy passa afetar Fitzwilliam profundamente, como também a súbita atenção deste começa a mexer com os sentimentos de Eliza Bennet. Porém além de aprender a lidar com os novos sentimentos ambos terão que enfrentar alguns obstáculos que estão por vir.

“ Tendo esperado humilhá-lo, Elizabeth ficou pasma com a galanteria; mas havia um misto de doçura e de malicia nos gestos dela que lhe tornava difícil humilhar quem quer que fosse; e Darcy, jamais fora tão atraído por nenhuma mulher quanto por ela. Realmente acreditava que, se não fosse a inferioridade da família dela, estaria em apuros.”


Este livro me encantou de muitas maneiras; a narrativa é bem agradável, eu não imaginava que iria apreciar tanto a escrita da autora, ela definitivamente sabe escrever histórias e entreter o leitor. Logo no inicio já é possível notar as peculiaridades da obra, todas as cenas são descritas detalhadamente, assim como os personagens, também é possível perceber certo sarcasmo e ironia em suas personagens femininas a respeito de alguns costumes da época e estas são sempre mostradas como mulheres  de caráter forte, sagazes, audaciosas e acima de tudo graciosas.
Quanto aos personagens estes foram cativantes. Adorei a Lizzy , ela foi uma das minhas preferidas, assim como a sua irmã Jane. Também gostei do Sr.Bingley, do Sr. Bennet e da Srta. Darcy, até mesmo a Sra. Bennet me agradou, achei a sua maneira de agir muito engraçada, isso porque ela só pensava em casar as filhas rs. Mas um personagem que me fascinou mesmo, foi o Sr. Darcy. Meu Deus que homem é aquele? Definitivamente, um gentleman! Suspirei a todo o momento por ele, sério rs. Até agora não consegui me recuperar do que senti ao ler a sua declaração  J

“ Ele se sentou por alguns momentos e depois erguendo-se, começou a caminhar pela sala. Elizabeth ficou surpresa, mas não disse nada. Depois de um silêncio de vários minutos, ele veio até ela nervoso e disse:   - Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

Outro ponto a ser ressaltado é o romance, ele é lindo e romântico. Começa de maneira singela e um pouco a contragosto, mas aos poucos vai de desenvolvendo e se transforma em um amor puro e verdadeiro.

“ Você é generosa demais para zombar de mim. Se os seus sentimentos forem os mesmos de Abril passado, diga-me logo. Os meus sentimentos e desejos não mudaram, mas diga-me uma palavra e eu os silenciarei para sempre.”

Enfim trata-se de uma obra muito bem escrita e que merece continuar sendo lida por muitas gerações! Amei a oportunidade de ter lido esse livro e espero poder reler daqui a algum tempo.
Para finalizar deixo a recomendação deste livro para todos!

Favorito.



Beijos.

14 comentários:

  1. Oi Alinne!
    Não tem como não se encantar, né?
    A Jane Austen realmente tem uma narrativa maravilhosa e uma forma incrível de descrever os costumes da época sem ser monótona.
    Adoro essa ironia presente nas histórias e o quanto elas são românticas :)
    Leia Persuasão, é meu favorito dela (apesar de a maioria preferir Orgulho e Preconceito)!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o filme desse livro e estou louca para lê-lo, parece ser muito bom, estou bem ansiosa.

    ResponderExcluir
  3. menina tu nao tem noção de como eu quero livro viu ;w;
    comprei ele e assim que eu diminuir minha pilha vou ler ele

    ResponderExcluir
  4. Li este livro ano passado e desde então me encantei, estou lendo novamente. Se gostou dele recomendo "Razão e Sensibilidade" da mesma autora. A leitura deste clássico é maravilhosa, claro, leve e prazerosa.

    Beijão
    http://semroteiroamoredinheiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei muito da sua resenha.
    Tenho bastante vontade de ler esse livro.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu só li este até agora e quero muito ler os outros!!
    É lindo né, eu adoro o Sr. Darcy.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  7. Aiin eu sempre fui louca para Orgulho e preconceito! Amo o filme *-* E o livro eu imagino ser tao perfeito quanto! Não vejo a hora de ler *-* Adorei sua resenha! Agora tenho certeza que quando eu puder comprar livros de novo ele vai ser prioridade!!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Eu assisti o filme e gostei bastante...
    Quero muuuito ler o livro, acho que vou gostar tanto ou mais do que gostei do filme.
    Adorei sua resenha
    beijos
    http://www.pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tem um selo pra você: http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/2013/02/selo-literario.html

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que tinha um filme.. mais já tinha visto o livro, não cheguei a ler, mais bateu a curiosidade, e ainda mais agora com tantos elogios [=

    Beijos do Sol :*
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já li outro livro da Jane. Mas posso dizer uma coisa: é muito bom.

    Ótima resenha, flor.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  12. Oi Alinne tudo bem? Muitas pessoas já me recomendaram Orgulho e Preconceito, e apesar de gostar de clássicos e querer tirar o atraso com alguns deles eu não consigo ter coragem de lê-lo, não consigo ver os atrativos dele, e como romances de época não são exatamente a minha paixão não quero arriscar, o filme também não agradou, acho que este livro é destinado mais para aqueles que são apaixonados por romances.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. ah!!! Li esse livro e adorei!!!!O filme também amo.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alinne, ainda não tive oportunidade de ler nada da Jane Austen, mas comprei uma edição linda com 4 romances dela, e agora fica impossível não correr para ler logo :D Acho que esse será o primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...