Hoje o post será sobre curiosidades...
Doenças Raras e Curiosas
Sindrome de Capgras
É um raro distúrbio onde a pessoa sofre de uma crença ilusória de que um conhecido próximo ou membro familiar foi substituído por um impostor idêntico. Essa sindrome é caracterizada na categoria de crenças ilusórias, como erros de identificação a respeito de pessoas,objetos ou lugares. Pode ser aguda, passageira ou grave.
É mais comum em pacientes com esquizofrenia, dano celebral e demência.
A doença foi nomeada por Joseph Capgras, um psiquiatra frânces em 1923 através de um caso de uma francesa que reclamava de que vários sósias tomaram o lugar de seus conhecidos.
Outro caso foi relatado em 1991 por Passer e Warnock:
" A senhora D., dona de casa, casada, 74 anos, recém-saída de sua primeira entrada psiquiátrica em um hospital local, apresentou-se a nós para uma segunda opinião. Na época de sua admissão, ela recebeu o diagnóstico de uma psicose incomum devido à sua crença de que seu marido fora substituído por um outro homem. Ela se recusou a dormir com o impostor, trancou seu quarto e porta à noite, pediu uma arma ao seu filho e lutou contra a polícia que tentou hospitalizá-la. Por vezes ela acreditava que seu marido era seu pai, há muito falecido. Ela reconhecia outros membros da família e confundia apenas seu marido."
Sindrome de Cotard
É a crença ilusória de que se perdeu orgãos, sangue, partes do corpo ou que está morto. Em casos mais graves a pessoa crê que não existe e chega a sentir cheiro de podre e vê vermes pelo seu corpo.
É encontrada em casos de esquizofrenia e transtorno bipolar.
A doença foi descrita por Jules Cotard, um neurologista.
Sindrome de Munchausen
É uma desordem psiquiátrica em que os afetados fingem ter uma doença ou trauma psicológico como meio para chamar a atenção ou simpatia a eles. Os sintomas podem ser induzidos ou fingidos. Em casos graves pessoas com essa sindrome e que possuem conhecimentos de medicina, conseguem produzir sintomas para operações desnecessárias, podem por exemplo injetar em sua veia material infectado, causando infecção para prolongar sua estadia no hospital.
Existe o tipo desta doença como Síndrome de Munchausen por Procuração. Em 85% a 95% é causada por mães que inventam ou fabricam sintomas em seus filhos, para que pareçam doentes. Em casos mais graves podem induzir a criança a ter um problema sério de saúde, precisar de tratamento ou até leva-la a morte. Esta é uma forma que estas mulheres acham para chamar atenção para si mesmas utilizando outra pessoa para estes fins.
É considerada uma doença grave, de tratamento difícil e prognóstico reservado.
Sindrome de Proteus
É uma doença congenita que causa um crescimento exagerado da pele com tumores subcutâneos. È tão rara que só se descreveram 100 casos em todo o mundo. Por causa dessa raridade não há conhecimento sobre a doença assim os casos não tem solução.
Foi conhecida pela primeira vez em 1979 por Cohen e Hayden.
Um caso conhecido desta doença é de Joseph Merrick, que foi um caso grave.
Cataplexia
É um sintoma de uma doença que provoca queda no doente, que fica incapaz de se mexer e falar ocorre logo após o acordar e permanece por pouco tempo. Faz parte da doença chamada Narcolepsia que é um distúrbio do sono que também apresenta sonolência intensa durante o dia.
Síndrome da mão alienígena
É uma desordem neurológica, na qual os membros do paciente parecem adquirir vida própria. O membro, a mão passa a realizar tarefas complexas e involuntárias, como abrir botões de camisa ou retirar roupas do corpo. Na maioria dos casos a pessoa não percebe que o membro está executando os movimentos.
Elefantíase
É um esticamento da pele causado por muitos parasitas. Pode ser causada por insetos através da picada numa pessoa ou pelo contato da sola do pé com o solo contaminado. Ainda não possui cura definitiva.
Fibrodisplasia Ossificante Progressiva -FOP
É uma doença em que faz partes do corpo, como músculos e ligamentos se trasformem em ossos quando estes são danificados. Isso faz com que não haja movimento nas articulações. A remoção destes ossos não funciona pois voltam a crescer . Não há cura.
Um caso famoso foi o de Harry Eastlack que teve o seu corpo tão ossivificado que ao final de sua vida só movia os lábios.
Epidermodisplacia verruciforme
É uma doença rara e hereditária gravissima do Papilloma Virus -HPV que leva a formação de verrugas na pele que não param de crescer. Se manifesta por volta dos 20 anos de idade e afeta mãos e pés. a unica maneira de remoção é através de cirurgias, que tem que ser feitas com frequência. Não há cura definitiva.
Um caso conhecido e grave é de Dede da Indonésia que além desta doença tem uma condição genética que impede o seu sistema imunológico de combater as verrugas, por esse motivo o seu tratamento tem efeito lento, mas o seu médico conclui que com o avanço do tratamento poderá utilizar as mãos.
Fonte do conteúdo: Wikipédia
É vendo como existem doenças tristes por aí que penso: E ainda existem pessoas que reclamam de uma espinha!
Interessante né? O que vocês acharam?
aH meu estÔmago já embrulhou...
ResponderExcluirNa oitava série meu grupo de 'feira científica' fez esse tema.
Todas essas doenças e mais um monte absurdas a gente estudou.
Quase enfartei...rsrs
Beeijos! E já coloquei seu banner
Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com
Nossa! Muito interessante o post!
ResponderExcluirE é horrível essa das verrugas :S
Tem um documentário, eu acho, de um homem que tem essa doença, passou na Discovery...É o homem árvore! #Tenso
Beijos!
uau! adooooooorei o blog!
ResponderExcluirahr nossa que doenças estranhas, as primeiras são engraçadas, imagine sai falando que morreu e tá podre e ninguém percebeu hehe
ResponderExcluirbjos