Hoje galera mostrarei mais uma resenha de uma livro super divertido.
Poderosa de Sérgio Klein
Sinopse:
O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta a e avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana D´Arc e provoca uma reviravolta na história.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos, que trazem novos problemas.
E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.
Para participar deste jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. Este romance de sérgio Klein destina-se a todos os que ainda acreditam no poder transformador das palavras.
Nome: Poderosa- Diário de uma garota que tinha o mundo na mão.
Autor Sérgio Klein
Editora Fundamento
Páginas 192 Ano 2005
ISBN: 857676024X
ISBN 13- 9788576760245
Este livro é muito divertido, possui uma narrativa simples, leve e bem gostosa de se ler.
Conta a história de Joana Dalva uma garota que está passando pelas crises da adolescência.
Que sonha em ser escritora, reconciliar os pais, namorar o garoto mais bonito da escola, ter mais contato com o seu professor, no qual tem uma paixão platônica e o nomeia como Apolo e viver sua vida de uma maneira mais tranquila.
Um certo dia Joana escreve uma redação para sua escola sobre sua quase xará Joana´Arc, só que muda a história da heroína radicalmente porém esta redação não é bem vista aos olhos dos alunos, professor e diretora. Como forma de aplicar um castigo Joana é levada para sala da diretora é chamado os seus pais para saberem do ocorrido e então a estudante leva bronca e tem que refazer sua redação para não levar nota 0. Nem preciso dizer que a protagonista não gostou nenhum pouco que o seu talento não foi admirado.
Em casa acontece o inesperado, em uma reportagem na televisão é narrado que encontraram algo que irá mudar a história: Foi encontrado um caderno, como se fosse um diário onde a heroína Joana´Arc conta como conseguiu se safar de ser queimada na fogueira! Joana fica incrédula, pois é exatamente como sua redação.
É neste tempo que a protagonista percebe que tem o poder das palavras e que pode mudar o passado como o presente para o seu próprio benefício. Com isso Joana se mete em muitas confusões e em situações um tanto cômicas.
Um livro juvenil onde o autor soube usar as palavras. Criou um ambiente onde o leitor viaja nas travessuras e aventuras de Joana Dalva. Que se diverte e ao mesmo tempo torce para que o sucesso seja conseguido.
Gostei deste livro e recomendo para aqueles que querem uma história rápida, leve e engraçada. :)
Alguns trechos:
" Meu pai vai se apaixonar pela minha mãe, voltar correndo para casa e se transformar num romântico compulsivo."
Trecho em que Joana coloca seus pais em uma saia justa. Por tentar reconcilia-los.
“Eu não te entendo, Joana Dalva. Primeiro você me deixa esperando na porta do cinema e agora liga pra zoar da minha cara!”.
Mal esperei que ele terminasse: “Ta doido, é? Eu é que fiquei a tarde inteiro feito estatua, na porta do Cine Veneza II, te esperando pra ver O Andróide Exterminador III. Que alias deve ser uma bela porcaria!”. Foi a vez de Guto dar a sua risada. Ameacei desligar, mas ele logo se explicou: “Eu te chamei pra ver O Andróide Exterminador II no cine Veneza III, e não O Andróide Exterminador III no cine Veneza II. Você trocou os números, garota!”. Por essa eu não esperava.
"Sai andando na direção da porta, mas dessa vez vó Nina não me seguiu. Sem perguntar o preço, ela examinou o barbell na palma da mão e avisou que queria a jóia.
A loura tirou da gaveta duas vias do termo de responsabilidade e pediu a minha avó pra preencher meu nome completo e dar um autografo onde se lia “assinatura do pai ou responsável”. Mas vó Nina se irritou com a burocracia: “Não preciso assinar nada. Quem vai botar o piercing sou eu!”.
Aquilo era o que, uma piada?"A loura tirou da gaveta duas vias do termo de responsabilidade e pediu a minha avó pra preencher meu nome completo e dar um autografo onde se lia “assinatura do pai ou responsável”. Mas vó Nina se irritou com a burocracia: “Não preciso assinar nada. Quem vai botar o piercing sou eu!”.
"Ela entrou no chuveiro com 70
mas vai sair com apenas 13. "
Trecho onde Joana transforma sua avó em adolescente.
"As previsões de Salete não falharam: minha avó tinha encontrado a sua paixão vermelha! Nina estava tão concentrada no beijo que nem reparou na minha presença, como também não teria notado se uma fenda se abrisse no céu e uma nuvem de marimbondos extraterrestres invadisse o planeta. Já o garoto era mais arisco e com certeza beijava de olhos abertos, tanto que se escondeu atrás da árvore quando me avistou na calçada. Deu pra ver que ele usava casaco de couro, mas esse é o tipo da roupa que nunca sai de moda e poderia pertencer a qualquer cara - inclusive ao Guto, que tinha um igualzinho.
Talvez a minha suspeita fosse absurda, ciumenta e paranóica. Mas no fundo eu tinha certeza de que alguma coisa estava errada. E, pra descobrir a verdade, dei um tapinha nas costas da minha avó."
Um Pouco sobre o autor Sérgio Klein
Sérgio Klein nasceu em 7de julho de 1963 em BH, foi um autor de contos e poemas brasileiros.
Ele recebeu o Prêmio Casa da América Latina conferido pela Radio France internacionale, de Paris.
Com o volume de contos Palavras Cruzadas, obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura na cidade de BH, em 2002.
O primeiro livro da série Poderosa (indicada para o prêmio Jabuti) teve os direitos vendidos para o cinema e foi lançado na Espanha na Galiza, no México, na Bulgária e na Itália.Sérgio faleceu em 3 de julho de 2010.
Alguns titúlos do autor:
O livro parece ser muito divertido!
ResponderExcluirFiquei curiosa pra ler!
Beijos!
Pelos trechos que li, o livro parece ser bem divertido. Curiosa para lê-lo.
ResponderExcluirBeijos.
wakeupthe-world.blogspot.com
Oi Alinne! Tudo bem?
ResponderExcluirJá li esse livro e achei muito perfeito! É simplesmente contagiante a forma como o autor nos narras as desaventuras da Joana!
Só um toque, amiga: nas próximas resenhas, tente colocar menos spoilers. Isso pode acabar te prejudicando quando for resenhar livros que vieram de parceiros!
Beijões,
Gislaine!
paraisodaleitura.blogspot.com
Sem pre ouvi falar desse livro, me parece bom
ResponderExcluirBah, eu li só o primeiro. É bem divertido mesmo =)
ResponderExcluirAdorei o blog, temos algumas coisas em comum: também sou uma futura biologa e amo a irmandade da adaga negra :)
ja estou seguindo, se quiser dar uma passadinha no meu http://coisasdatatah.blogspot.com/
bjs
Este livro eu lu a muiiiiiito tempo.
ResponderExcluirAté tinha me esquecido...rsrs
Mas no momento nao quero continuar a ler a série nao... preguiça e falta de tempo.
rsrs
Beeijos!
Olá Aline!
ResponderExcluirJá vi esse livro tantas vezes, tanto nas lojas virtuais quanto nas físicas e nunca olhei a sinopse. Gostei da ideia e quem sabe seja uma opção de leitura mais leve.
~.~
@nine_stecanella
http://janinestecanella.blogspot.com/
Esse livro tem que entrar para minha lista de "vou ler" com certeza!!
ResponderExcluirUma pena ele ter partido tão cedo. Sérgio ainda tinha muita estórias pra contar! ^^
Obrigada por seguir e comentar nos meus blogs!!
Volte sempre que quiser!!
Estarei sempre por aqui também!!
Bejins;
http://universo-invisivel.blogspot.com/