28/07/2011

Entrevista Com o Autor Nelson Magrini

Boa Tarde Galerinha.
Tenho outra novidade para vocês...
Uma entrevista com o autor de Anjo a Face do Mal. 
O conheci atráves do Skoob, quando me perguntou qual era a minha opnião sobre o seu conto Isabella do livro Amor Vampiro que eu havia lido.
O achei muito simpático e atencioso com os leitores, então lhe fiz uma proposta de entrevista.
E aqui está. 
Muito obrigada Nelson por me conceder entrevista-lo para os leitores do blog.Desejo muito sucesso para ti  e principalmente neste seu novo livro.

 Nelson Magrini


Para apresentação diga seu nome, idade, profissão e cidade.
Também como contata-lo. Como o seu Site/Blog , redes sociais, email...etc.
 
Antes de tudo, quero agradecer a você, Aline, por proporcionar este espaço para estar aqui presente. E vamos lá:
 
Meu nome é Nelson Magrini, tenho 56 anos, sou Engenheiro Mecânico, especialista em Planejamento, Logística e Gestão, e um apaixonado por Física, principalmente Mecânica Quântica e Cosmologia. E sou da cidade de São Paulo.
 
Para me contactar, basta escrever para meu e-mail, nelson_magrini@yahoo.com.br . Para conhecer um pouco de minha obra, é só acessar:
 
NELSON MAGRINI OFICIAL ®
 
Facebook:
 
Skoob:
 
Orkut:
 
Twitter:

Seus livros publicados são:

Anjo a Face do Mal- 2010
Relâmpagos de Sangue-2006
Os Guardiões do Tempo-2009
Amor Vampiro-2008

Todas as imagens foram disponibilizadas pelo próprio autor 
 
1- O que o fez se tornar um escritor? Você teve alguma influência externa?
 
Foi no ano 2000. Eu trabalhava com consultoria em Gestão Empresarial, mas a área andava em baixa no mercado, e decidi enveredar por algo a médio e longo prazo. Teria de ser algo que não tivesse nada a ver com o que eu fazia, além de ser alguma coisa que eu gostasse e soubesse fazer, ou seja, não queria algo que teria de aprender.
Escrever veio de estalo. Sempre fui um devorador de livros e, de repente, sabia que poderia escrever. Foi assim. No dia seguinte, rascunhei algumas coisas e já parti para meu primeiro romance. Nem de longe cogitei em contos.
Se apor influências, você se refere autores, posso citar Stephen King e Dean R. Koontz, no suspense e terror, além de mais cedo, Isaac Asimov, entre tantos outros, na ficção-científica.
 
2- De onde vem a inspiração para escrever os seus livros?
 
Taí uma boa pergunta que até hoje procuro uma resposta. Se por um lado, qualquer coisa pode me despertar a inspiração, como outro livro, um filme, comentário ou mesmo uma idéia, que de repente me vem à cabeça, por outro, a esmagadora maioria das vezes, tenho de iniciar a produção da trama para descobrir para onde ela se dirige. É uma coisa interativa e a inspiração vai se dando conforme a trama vai crescendo. Alguns leitores já me disseram que meu mecanismo de criatividade é um tanto assustador!
 
3-Qual foi o livro que mais gostou de escrever?
 
Cada um deles teve suas particularidades e gostei de todos, mas se é para citar um, diria Relâmpagos de Sangue, pois eu tinha a intenção de escrever um livro assustador, e o resultado me deixou bastante satisfeito.
 
4- Qual foi o personagem que te deu mais trabalho para ser elaborado?
 
Para dizer a verdade, não tenho certeza. Nenhum de meus personagens me deu trabalho. Mesmo Lúcifer, de ANJO A Face do Mal, que é extremamente complexo, eu já sabia como queria o personagem por inteiro, antes de começar a escrever, não foi algo construído.
Creio que poderia responder com um personagem que atua na sequência de ANJO A Face do Mal, meu mais novo livro, cujo original já está com a editora. Ele é um assassino serial, e por não ser um personagem sobrenatural, foi bem mais trabalhoso elaborar um perfil psicológico e experiências de vida que o levassem a se tornar aquilo em que se tornou. Mas no geral, como disse, ainda não tive nenhum que me deu muita dor de cabeça.
 
5- Você teve alguma dificuldade para publicar o seu primeiro livro?
 
Sem dúvida, como qualquer autor iniciante, com a agravante que na época, inexistiam editoras e recursos que hoje proliferam no mercado, através dos quais autores iniciantes conseguem se mostrar ao público. Mas mesmo recebendo, quando recebia, as famosas cartinhas de agradecimento, não desisti de escrever, tanto que ANJO A Face do Mal, meu primeiro livro publicado, foi o terceiro a ser escrito.
 
6- Você alguma vez chegou a ter aquele branco literário, Aquela pausa de ideias que as vezes acontece com alguns escritores?
 
Sim, penso que isso seja normal e dependa de inúmeros fatores. Com raras exceções, o escritor brasileiro é escritor nas horas de folga e, obviamente, o stress do dia a dia, do trabalho, família, etc, influencia em seu desempenho. Contudo, mesmo escritores bem sucedidos passam por períodos de baixa criatividade. Creio que ninguém é uma máquina de escrever, ao menos, com qualidade.
Pelo que me lembro, cheguei a passar mais de quatro meses sem produzir uma única linha, em uma época. Mas depois, as coisas engrenaram e parecia que eu não havia interrompido um dia sequer.
 
7- Como você encara as críticas literárias que recebe?
 
Encaro numa boa. É muito bom receber uma crítica positiva, e se elas forem constantes, mostram que estou no caminha certo. Em relação às negativas, acho-as muito importante, desde que tenha sentido ou contribuam para algo. Dizer que determinado livro é uma porcaria é apenas uma opinião que não muda nada; já afirmar que uma trama não tem sentido, enquanto dezenas, centenas de outros leitores acharam-na plena de sentido, só revela mais do próprio crítico do que problemas com o livro. Em relação a esse tipo de comentário, nem perco meu tempo. Uma crítica negativa só tem sentido quando aponta falhas e não opiniões, o que, infelizmente, acontece com a maioria delas.
 
8- Ser escritor no Brasil é uma atividade rendável ou é tão difícil como as outras atividades artisticas?
 
De novo, a menos de raras exceções, é tão ou mais difícil do que outras. Assim como qualquer atividade artística, ela pode ser muito rentável, mas ainda falta o autor nacional ser levado a sério pelas editoras e meios de comunicação, bem como, por parte dos autores, produzirem material de maior qualidade. Hoje em dia, dentro da Literatura Fantástica, vemos a cada dia surgirem novos autores nacionais, o que é ótimo. Todavia, a grande maioria deixar a desejar em relação à qualidade da trama e, principalmente, escrita, apresentando um Português extremamente pobre. Obviamente, não estou afirmando que as pessoas têm de possuir um Português erudito, mas sim, elegante, rico.
Também faço trabalhos de revisão, leitura crítica, etc, e canso de receber textos onde só é usado o verbo estar seguido de gerúndio! Tipo: estava fazendo, estava andando, estava correndo! Será que as pessoas desaprenderam a conjugar verbos? O mesmo se dá com palavras repetidas ao extremo. Qual o problema de se usar sinônimos? E vai por aí.
Como se vê, são problemas de ambos os lados do processo livro, e somente com muito trabalho e empenho se conseguirá alterar o estado atual.
 
9- Já pensou alguma vez em mudar o estilo de seus livros? Por exemplo escrever um Drama?
 
Em mudar, não, mas tenho um livro, escrito pela metade há vários anos, que pode ser classificado como uma comédia do cotidiano. Ele não tem nada de sobrenatural, nem de mistério ou suspense, imperando o humor.
Os dois primeiros livros que escrevi são voltados ao público juvenil. O segundo já foi publicado, Os Guardiões do Tempo, que é uma ficção com muita aventura e humor. Mas mesmo nesses dois, impera o mistério e suspense, com algumas pitadas de terror.
O mais próximo que escrevi de um policial foi minha minissérie, em dez partes, O Portador da Luz, que estou republicando semanalmente em meu blog. Mas o mistério e suspense ainda é a tônica. Não sei intuir qual seria o resultado se eu retirasse tais elementos de minha escrita, aliás, falando francamente, não sei se sei escrever um drama. Pode ser uma experiência a se ver mais para frente, mas por hora, não penso em mudar.
 
10-Você tem algum projeto em andamento? Pode falar um pouco dele?
 
No final do mês passado, junho, finalizei meu novo livro, a sequência de ANJO A Face do Mal. Ele é centrado no personagem Lucas, seis meses depois dos acontecimentos abordados no livro anterior e, desta vez, Lucas irá cruzar com um tipo de anjo que ninguém gostaria de encontrar. Como comentei, o original já foi enviado à editora e cabe a esta definir o lançamento.
No momento, estou preste a iniciar meu novo trabalho. Desta feita, atendendo a muitos pedidos dos leitores, vou escrever uma nova trama para Lúcifer, o personagem centrar de ANJO A Face do Mal, contracenando com outra de minhas personagens mais carismática, Isabella, a vampira do conto homônimo em Amor Vampiro.
Ainda estou amadurecendo a trama em minha cabeça, deixando as idéias iniciais fluírem, mas pretendo escrever um livro mais denso e sombrio, resgatando o clima de suspense, tensão e medo de Relâmpagos de Sangue.
Fora esse, inúmeros outros projetos rabiscados, iniciados, pela metade e um sem número de coisas que pretendo desenvolver com o tempo.
 
Rapidinhas
 
Livro: O Apanhador de Sonhos – Stephen King
Autor/ autora: Stephen King
Personagem: O palhaço Parcimonioso, de IT (A Coisa) – Stephen King
Filme: O Poderoso Chefão I e II
Ator/ atriz: Al Pacino / Milla Jovovich
Uma personalidade: Richard Feynman – físico
Um lugar: alguma cidade pequena e montanhosa na Finlândia
Uma viagem inesquecível: às Bahamas
Um sonho: ser milionário
País: Itália
Cor: Azul Marinho
Uma música: Stargazer – Rainbow (Dio); Beyond The Realms Of Death – Judas Priest
Time do coração: nenhum
Um animal: Cachorro
Praia ou Campo: ambos, mas creio que sou mais praia
Suspense ou Terror: ambos
Drama ou Comédia: drama
Teatro ou Cinema: cinema
Romance ou Ficção: ficção
Uma frase: Em meio a anjos e ET’s, astrólogos e médiuns, fundamentalistas religiosos e filosofias alternativas, dois mais dois continuam a ser quatro e as leis da Mecânica Quântica permanecem válidas em qualquer parte do planeta.

“Carl Sagan – O Mundo Assombrado pelos Demônios”.
 
 Mais uma vez, obrigado pelo espaço, Aline, e espero que os leitores do blog apreciem a entrevista.
Beijão!
Nelson Walter Magrini Jr
Autor de
- Os Guardiões do Tempo
- Relâmpagos de Sangue
- Anjo A Face do Mal
- Amor Vampiro - Coletânea

E aí o que acharam ?
Logo estarei postando a resenha de Anjo a Face do Mal e também de Amor Vampiro. 
Beijos.

 

 

12 comentários:

  1. Adorei a entrevista!
    Ele realmente ama Stephen King, não?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,tudo bem ?

    Nossa que legal ! Ele é super sincero e carismático !
    Vou procurar mais sobre o trabalho dele... Parece muito bom, principalmente o ultimo agora que ele falou.

    Beijooos Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista Alinne! Já li o livro do Nelson Magrino, Anjo A Face do Mal, e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. "o escritor brasileiro é escritor nas horas de folga"
    Como isso me deixa indignada! Em qualquer outro país é possível ter uma vida confortável sendo escritor. Já no brasil, não se escreve livros porque se é escritor, se é escritor porque se escreve livros. Entende a diferença? Não se vive disso, não é uma profissão, é apenas algo para as horas vagas. ¬¬'

    É liiiiindaaaa a capa de Os Guardiões do Tempo! Aliás, todas são *--*
    Fiquei bem curiosa para ler.

    Parabéns, Nelson, por ser um guerreiro em um país que não valoriza a nova literatura!



    Luana Jacobsen
    mybolha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima a entrevista,
    os livros dele parecem ser D+,
    ainda não tive a oportunidade de ler,
    mas espero poder lê-los logo, logo.
    Bjimmm
    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como ele é carismático.
    Adorei a entrevista :3

    Beijos.
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  7. Muito sincero mesmo e muito simples ne?? parabens mesmo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Linny!

    Adorei o blog e a entrevista ficou muito boa. Mais uma vez, agradeço a oportunidade e o espaço. Também gostei muito dos comentários até aqui. Fico contente que o pessoal gostou da entrevista e agradeço todas as palavras de incentivo.

    Beijos e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Ah eu adoro essas entrevista com os Escritores descobri várias coisas novas sobre eles é só fazer a pergunta certa e Pronto sai uma coisa que ninguém imaginava :)

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oieee, tudo bem?
    Adorei a entrevista, bem legal e bem feita.!
    Gostei dos títulos dos livros dele.
    E o sonho dele, hahha é o meu também HAHA

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Uma super entrevista. Diversas perguntas que não costumo ver, e isso é sempre bom.. sai daquela monotomia. Parece interessante os livros do Nelson. E ele também parece ser muito gente boa.

    Parabéns :)

    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela entrevista.
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre este autor.
    Fiquei muito interessada em ler os livros do Nelson Magrini.
    Bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...