Hoje o post será diferente, falarei sobre animais bem curiosos.
Pode uma galinha "mudar de sexo"?
Você provavelmente vai dizer, claro que não! Mas isso aconteceu com um casal do interior da Grã Bretanha.
No condado de Cambridgeshire perto de Huntington, o casal Jeanette e Jim Howard tinhas duas galinhas e Gertie era uma delas, segundo a dona as galinhas passaram a produzir menos ovos, mas Gertie parou completamente e passou a desenvolver caracteristicas masculinas. Como mais penas e assim ficando mais encorpada, criou um papo caracteristico dos galos e a sua crista ficou maior. Além disso Gertie passou a ter mudanças em seu comportamento, começou a tentar cantar e conseguiu, agora esta canta muito bem.
Seus donos batibaram o animal de Bertie. Segundo uma veterinária especialista em aves chamada Marion Ford, mudanças de sexo em galinhas não são incomuns, acontece em uma a cada 10 mil aves do sexo feminino. As razões podem ser explicadas por componentes de rações para galinhas que podem ter efeitos nos hormônios dos animais.
Gertie/Bertie |
Um frango pode viver sem cabeça?
A resposta seria não, mas um frango chamado Mike mudou esta afirmativa. Este viveu por 18 meses depois de ser decaptado.
Isso aconteceu em 1945. Devido a decaptação de um frango feito por um fazendeiro chamado Lloyd Olsen de Fruita, Colorado, a ave sem cabeça ainda conseguia se balançar em uma vara e andar desajeitadamente, como a ave não morreu Olsen passou a cuidar dela alimentando-a com uma mistura de leite e água com a ajuda de um conta gotas e também alimentado com pequenos graõs de milho, porém infelizmente a ave se afogava em seu próprio muco, com isso a fámilia Olsen a ajudava usando uma seringa. A ave foi apelidada de Mike.
Quando Mike já se acostumou com a nova situação passou a alcançar poleiros mais altos sem cair. O seu cantar, consistia em um som gorgolejante feito por sua garganta. Ganhou peso e quando morreu pesava 3 quilogramas.
Mike ainda vivo ficou famoso, participava de shows e excursões e também era constantemente fotografado para jornais e revistas. chegou a ser examinado por diversas sociedades humanitárias e foi declarado não estar sofrendo.
Em março de 1947 Mike depois de uma excursão começou a sufocar no meio da noite, Olsen não pode ajuda-lo e este faleceu. Em sua autópsia constatou que a lamina do machado não cortou a veia jugular e um coágulo tinha impedido que Mike sangrasse até a morte. Embora a maior parte de sua cabeça estivesse num frasco, o tronco cerebral e um ouvido ficaram no seu corpo. Como a maioria das ações e dos reflexos de uma galinha são controladas pelo tronco cerebral, Mike podia permanecer bastante saudável.
Muitas tentativas de reproduzir o fenómeno foram feitas, mas as aves não conseguiam viver mais que 11 horas após a decapitação.
Desde 1999 no terceiro final de semana em Fruita, Colorado ocorre um festival chamado Mike the Headless Chicken Day onde ocorrem várias atrações e brincadeiras.
Quem quiser conhecer mais sobre a história de Mike visitem o site em sua homenagem:
Mike the headless chicken
Mike |
Tardigrada o animal mais resistente.
Os tardigrados conhecidos popularmento por ursos-d água. são pequenos, os adultos maiores medem 1,5 mm de comprimento e os menores chegam a medir 0,05 mm, as larvas jovens medem ainda menos. possuem 4 pares de patas não-articuladas, com 4 garras cada uma. Se alimentam da seiva das plantas que são retiradas atráves de estiletes perfuradores situados internamente logo atrás do seu orifício bucal, e possuem sexos distintos feminino e masculino, a fecundação é de forma interna e o desenvonvimento direto.
São extremamente resistentes, em pesquisas realizadas foram congelados por 120 anos a uma temperatura de -270ºC p´roximo ao zero absoluto e recentemente animados com apenas um pouco de água. Também sobrevivem a temperaturas altas como 150º C, pressão de 6 mil atmosferas e radiação de 5000 GY cerca de 100 vezes a mais que um ser humano. São capazes de sobreviver há um vácuo do espaço por pelo menos 10 dias.
costumam viver por poucas semanas, porém podem viver por muitos anos devido a sua habilidade de se encolher, desidratando-se permanecendo quase morto em estado criptobiótico ( um tipo de dormência que os permite desligar-se de seus sistemas e processos biológicos e assim sobreviver). É neste estado que conseguem suportar extremas condições e depois se reidratarem novamente.
Reino: Animalia -Filo: Tardigrada ( Spallanzani 1777) -Classes Heterotardigrada, Mesotardigrada e Eutardigrada.
Formigas pote de mel
São formigas que conseguem usar o próprio abdômen como reserva de alimento, para todo o formigueiro podendo permanecerem imóveis no teto do formigueiro. Essas especies são encontradas em regiões desérticas da Africa, América do norte e Austrália.
Reino Animalia- Filo Arthropoda- Classe Insecta-Ordem Hymenoptera- Fámilia Formicidae -Gênero Myrmecocystus.
Fonte: resumos de textos dos sites: Wikipédia e BBC
Imagens: Tardigrada e Google Images
Bichos e casos interessantes ne? Quando vi na net e em livros estes animais super curiosos não pude deixar de dividir com vocês. Tem muitos outros super diferentes mas deixarei para um próximo post na categoria de curiosidades.
E gostaram?
Beijos.
Galinha que vira galo??? Nunca tinha visto!!!
ResponderExcluirCom isso dá pra ter uma ideia da qualidade dar rações!!
:D
Gente, esses dois primeiro parecem mentira!
ResponderExcluirÉ tão inconcebível que, apesar de triste (no caso do pintinho decaptado), chega a ser engraçado!
Esse reino animal é pra lá de curioso!
Beijos!
Adorei!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar de nenhum deles e fiquei mais boquiaberta a cada linha que li. Surpreendente o frango que viveu sem cabeça!
E a formiga é linda *o*
Beijos.
Nossa! Que legal! Não sabia que isso podia acontecer.
ResponderExcluirA galinha deve ter ficado doidinha com isso, né? rsrs
Bjss*
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Ai que sinistro essa da galinha viver ser a cabeça.
ResponderExcluirAcho que já ouvi falarem dessa galinha, mas não me lembro.
E essas formigas eu já vi na TV, muito legal, tem gente que come. ECA.
Muito legal essas curiosidades.
Beijos -glowofthemoonlight-
Nossa que post interessante!
ResponderExcluirFiquei admirada com a história do frango sem cabeça, realmente é incrível.
Beijos.
Oieee!
ResponderExcluirNossa que medo desse frango sem cabeça, Senhor!
HAHA
Quero sonhar isso não
aaaaaaaw achei as formigas tão fofas.
bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley
Alinne,
ResponderExcluirQue postagem atípica! haha
Essas histórias das galinhas, a segunda, especialmente, foram muito estranhas.
Fiquei imaginando se eu, por um infeliz acaso, pisasse nessa formiga. Mel para todos os lados heiuehiueheiuh
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Uau, quantas coisas imaginávamos não acontecer e acontecem hein? Mas é super engraçado a da Galinha que virou Galo, meio surreal. rsrs
ResponderExcluirBeijos,
Mah | Livro e Coração
Nossa, que sinistro... nunca tinha ouvido falar sobre isso, ahauahaua. Mas gostei e achei bem interessante. :)
ResponderExcluirObrigada visita... volte sempre.
Beijos. :*
http://universoliterario.blogspot.com/
Bah, mt legal mesmo!!
ResponderExcluirAquele frango sem cabeça é mt louco hausahsuas
mt bom o post!!
bjs