30/09/2011

O Perigo dos Insetos

Olá galera!
O post de curiosidades normalmente é postado ás quintas-feiras, mas como não postei ontem, hoje será o dia.
Como falei, estava com um problema em comentar, mas tudo foi resolvido! Acreditam que tive que mudar de navegador?! O IE estava dando erros demais então mudei para o GC e fiquei maravilhada com a sua velocidade e simplicidade,fica a dica para quem quiser.
Vamos então para o post.


Existem vários insetos interessantíssimos e que causam doenças. Vou dar alguns exemplos:


Mosca Varejeira ou Mosca de Berne-Dermatobia Hominis.








São grandes e possuem uma coloração verde-azulado metálico, os seus ovos são depositados em feridas abertas, que após 12 horas eclodem, assim as larvas saem e entram na ferida causando Miíase uma infecção que se não for tratada logo pode causar um problema bem grave. Uma maneira eficiente de tirar a larva da ferida é tampando o local por um tempo, para privar o parasita de oxigênio, assim estes sobem para a superfície da pele, então é este o momento para remove-los sem causar danos no afetado.
O ciclo de desenvolvimento dura cerca de 20 dias, depois disso a larva, conhecida com berne caí no chão e vira a mosca varejeira.
O ato sexual desses insetos é bem interessante: O macho é bem tarado, copula com várias fêmeas e muitas vezes no mesmo dia. Já a fêmea consegue em uma só copulação absorver uma grande quantidade de esperma e guarda~lo. Assim não precisa copular mais pois este mesmo esperma  poderá servir para toda a sua vida! então é o momento de procurar um lugar para depositar os seus ovos, ou seja um hospedeiro para carrega-lo que muitas vezes é um mosquito. Assim a sua tarefa está completa.


Cochliomyia Hominivorax





É uma espécie de mosca encontrada nas zonas tropicais do Novo Mundo.
Suas larvas se alimentam somente de tecido vivo e saudável. 
É a própria fêmea que coloca os seus ovos na carne exposta de animais, feridas, umbigos de animais recém nascidos e até de humanos. As larvas eclodem e entram no tecido a medida que se alimentam, podem causar um grande dano e até mesmo o falecimento do indivíduo afetado.
Logo após o seu segundo estágio , cerca de 5 a 7 dias as larvas caem no chão e virão pupas atingindo o estado adulto em cerca de 7 dias depois.
As fêmeas começam a acasalar cerca de 4 a 5 dias depois da eclosão, podendo colocar até 3000 ovos!
O ciclo de vida da espécie dura aproximadamente 20 dias.

Mosquito Palha ou Birigui







É pequeno. Tem o corpo longo com pernas recobertas com cerdas bem longas, assas longas e cores opacas.
Estas duas espécies podem hospedar o protozoário que causa a Leishmaniose que é transmitida ao homem atráves de um hospedeiro que podem ser desde ratos até cães ou pela picada do próprio mosquito. 
Somente as fêmeas sugam o sangue. Colocam dezenas de ovos em locais terrestres úmidos, como sob pedras e folhas no solo. Após 30 a 60 dias, a larva madura se fixa na terra e se transforma em pupa, mudando após mais alguns dias para adulto.E só picam partes do corpo não cobertas por roupas.



Mosca Tsé Tsé




Mede até 1 cm de comprimento, sua coloração é de cor âmbar com o abdômen com listras e asas transparentes.
É encontrada em alguns locais da Africa.  
A fêmea deposita as larvas diretamente no solo, então algumas horas depois estas virão pupas e depois de 6 semanas ficam adultas. é nesta hora que podem transportar o protozoário chamado Trypanosoma Brucei o causador da Doença do Sono.
Um pouco mais sobre essa doença: É trasmitida principalmente pelo contado de um homem infectado com outro, os simtomas iniciais são:  febre, tremores, dores musculares e articulares,aumento dos ganglios linfáticos,mal estar, perda de peso, anemia e redução do número de plaquetas no sangue. Na infecção por T. rodesiense pode haver problemas cardíacos com insuficiência desse órgão. Há frequentemente hiperatividade na fase aguda.Mais tarde surgem sintomas neurológicos e  meningoencefalite com retardação mental.Na infecção por T. gambiense a invasão do cérebro é geralmente após seis meses de progressão, enquanto o T. rodesiense pode invadi-lo após algumas semanas apenas. Sintomas típicos deste processo são as convulsões epilépticas, sonolência e apatia progredindo para o coma. A morte segue-se entre seis meses a seis anos após a infecção para o T. gambiense, e quase sempre antes de seis meses para o T. rodesiense. O Trypanosoma B. é um dos parentes do  Trypanosoma Cruzi causador da Doença de chagas.


Mosquitos
Dengue e Febre Amarela

Malária


Várias espécies de mosquitos podem transmitir a Malária, Dengue e a Febre Amarela.
O conhecido Aedes Aegpyti transmite as duas doenças perigosas: Dengue e Febre amarela.


Piolhos , Ácaros e Carrapatos.
Ácaro

Carrapato

Piolho


Podem transmitir diversas formas de Tifo como a Doença de Lime, que é causada pela picada de um carrapato da espécie Ixodes Scapulares infectado pela bactéria Borrelia Burgdorferi.
Os sintomas iniciais são: Uma mancha vermelha que pode crescer cerca de 5 a 50 cm de diâmetro, com o centro esbranquiçado. Depois há inchaço,mal estar, cansaço, dores de cabeça, febre, calafrios, rigidez do pescoço e dores musculares e articulares que duram cerca de um mês. Os sintomas menos comuns incluem a lombalgia, náusea e vômito, dor de garganta, aumento de linfonodos e do baço. Embora a maioria dos sintomas surjam e desapareçam, a sensação de mal estar e a fadiga podem persistir por semanas.

Se não tratada em 80% dos casos surgem após algumas semanas a dois anos as complicações tardias, com sintomas neurológicos iniciais como meningite, encefalite e disfunção das funções intelectuais  como alucinações, perdas de memória, outras, paralisia de músculos devido aos danos nos nervos; e possivelmente problemas cardiacos (15% dos casos) - batimentos cardíacos irregulares e pericardite que é a inflamação do saco que envolve o coração). Mais tarde aparecem dores nas articulações e artrite.
Raramente é fatal mas se não for tratada cedo podem ocorrer problemas irreversíveis.


Pulga comum




Pode transmitir A Solitária, Encefalite, Tularemia e a Peste.


Percevejos





Podem causar uma séria irritação na pele.
Após a picada (que não é sentida pois a saliva dos percevejos age como um anestésico local e anti coagulante), cerca de 10 minutos depois. Já há vermelhidão no local  com a presença de um calombo e coceira na pele e que deve ser tratado logo senão pode agravar a doença.
O ato sexual desses insetos é bastante curioso. Se chama Inseminação Traumática, pois o macho perfura as costas da fêmea,para depositar o esperma. Depois da fêmea se recuperar do acasalamento, somente depois de 24 horas é que ela estará apta para depositar os seus ovos e 10 dias depois os ovos eclodem e as ninfas já estarão prontas para se alimentar. Uma curiosidade é que estas ficam da cor do sangue e bem gordinhas depois que se alimentam. 
E a fêmea pode colocar até 12 ovos por dia e cerca de 500 em toda a sua vida!


Fonte: Resumo de textos de livros sobre insetos.


Bom pessoal é isso, tive que resumir e colocar poucos exemplos pois há uma série de insetos bem curiosos que com o tempo estarei mostrando para vocês.
Espero que gostem.
Beijos.



8 comentários:

  1. Mas que nojinho! Argh, odeio inseto, sério. Fiquei toda agoniada só de ver esse post. Eu já tinha ouvido falar mosca varejeira, mas eu e meu primo chama ela de 12 horas, KKK. Nossa, falando em carrapato, meus lindos cachorros estavam, tive que passar remédio e depois nós queimamos todos, pois dizem que se você esmagá-lo libera os ovos... Os coitados ficaram todos machucados, hehe.

    Beijos.
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  2. Bichinhos nojentos ;P
    Quanto menor mais danado né!?
    Já vi pessoas com berne e é muito nojento, sério kkk
    A gente tem que ficar esperto e cuidar bem do ambiente de casa pra tentar ao menos conter um pouco desses insetos.
    Ah, realmente o GC é o melhor navegador que tem!
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaa flor! Fiquei com gastura só de olhar essas fotos! OMG! :$ Tenho muito nojo e medo de insetos! ihihihih, corro deles!!! Argh! :x

    Beijinhos.
    Amanda
    Lendo&Comentando
    http://lendoecomentando.blogspot.com
    :)

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de inseto, apesar de ser fascinado pela natureza não só deles, mas como da maioria dos animais.

    Bem informativo o post.

    ResponderExcluir
  5. Que nojo, o mais bonitinho é o piolho, morro de medo desses seres

    ResponderExcluir
  6. Alinne só de ver esses insetos já fico arrepiada.
    Concordo com meus colegas aí em cima, nojento.
    Mas gostei do post, traz muitas curiosidades legais.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  7. Adoro esses seus posts é tão interessante saber essas curiosidades.
    Só me dá um pouco de nojo de ver as fotos das larvas.kkkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...