14/07/2012

Resenha:O Guardião de Memórias


Boa tarde pessoal!
Hoje é dia de resenha!



Nome: O Guardião de Memórias
Nome Original: The Memory Keeper’s Daughter
Autora: Kim Edwards
Editora: Sextante
Rio de Janeiro- 2007
Páginas: 361
ISBN: 978-85-99296-14-1


O Guardião de Memórias é uma intrigante história sobre vidas paralelas que retrata como segredos do passado e as nossas escolhas podem mudar radicalmente o rumo do destino.

Em 1964, numa violenta tempestade de neve o Dr. David Henry se vê obrigado a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O primeiro a nascer é um menino saudável e perfeito, mas ao nascer à menina, o médico logo percebe que ela possui sinais da Síndrome de Down. Assim preso nas lembranças dolorosas do passado, ele toma uma decisão que mudará a vida de todos os envolvidos: ele pede que a enfermeira Caroline leve a criança a uma instituição que abriga pessoas deficientes e conta para a sua esposa que a menina não sobreviveu.

“David sentiu-se invadir por uma profunda sensação de perda, muito intensa, tecida de um sem-número de lembranças; a voz de June, Paul batendo a porta com força, as roupas de Norah espalhadas pela praia, a filha recém-nascida entregue nas mãos expectantes de Caroline Gill.”

Porém a enfermeira tocada pela fragilidade do bebê e pela situação acaba desistindo na última hora de entrega-la para adoção e resolve criá-la como sua filha. Com isso Caroline sai da cidade em busca de uma maneira de criar Phoebe sem que ninguém saiba do ocorrido. Mas Norah a mãe jamais consegue se recuperar da perda, como também o Dr. Henry que acaba sofrendo com a dor da culpa. A partir daí, surge uma trama repleta de segredos, surpresas, mentiras e desilusões que causa uma grande reviravolta na vida dos personagens.

“ Caroline tornou a pensar em Phoebe, aquela criança encantadora e imprevisível que achava objetos perdidos, uma menina capaz de contar até 50,se vestir sozinha e recitar o alfabeto, uma menina que talvez se esforçasse para falar, mas que sabia ler num instante o estado de animo de Caroline.”

Comecei a ler esse livro com uma grande expectativa, pois já fazia bastante tempo que estava querendo lê-lo, mas não foi como eu esperava porque ele possui uma trama bem elaborada, mas peca em um fato; há uma demasiada descrição de cenários e fatos e isso me deixou completamente cansada da narrativa, assim teve até horas que cheguei a pular algumas páginas para ver se acontecia algo mais para frente ... Desta forma pude perceber que as mudanças eram bastante sutis e a história se dividia em anos, contando detalhadamente o que acontecia. Por um lado isso é ótimo, pois enriquece a trama, mas por outro é tedioso. E também não chegou a me emocionar (coisa que eu achei que iria acontecer.rs), mas enfim valeu a pena ter lido pelo fato de  nada ser parecido com o que eu já tivesse lido.
O ponto positivo que ressalto é a linda mensagem transmitida ao leitor, pois nota-se que a autora quis mostrar o valor do amor e principalmente a dedicação dos pais aos filhos deficientes e a superação das dificuldades da vida. Então deixo recomendado O Guardião de Memórias para todos aqueles que apreciam temas criativos e que passam realismo.

Beijos.


3 comentários:

  1. Então, não li o livro, mas parece que esse título (o brasileiro) não tem muita relação com a história. O pai pode até estar preso à essas memórias do passado, porém, o título transmite algo mais sombrio,sabe? Bom, foi só uma *primeira* impressão.

    A trama é um pouco diferente, até estava gostando da história, mas aí no final da resenha, você diz que não se emocionou como esperava. Esse tema dá um bom livro dramático. O autor poderia ter explorado mais esse lado.

    Ai, ai, olha eu aqui dando palpites sendo que nem li o livro. Agora fiquei interessada. kkk

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ja vi esse livro dando sopa muitas vezes la na biblioteca, mas nunca tive muito interesse em le-lo.. quem sabe logo logo eu não dê uma chance?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...