22/11/2012

Resenha: Um Ano Inesquecível


Oi gente.
A resenha de hoje vai ser a respeito de um livro de parceria que nos faz refletir.


Nome: Um Ano Inesquecível
Nome Original: The Forever Year
Autor: Ronald Antony
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012   Páginas: 303
ISBN:978-85-8163-033-5

Comecei a ler esse livro imaginando que se tratava de uma história que transmitisse uma mensagem ao leitor e não é que acertei? Porém ela é transmitida aos poucos, conforme o decorrer da leitura, mais ou menos do meio para o fim.
No inicio nos deparamos com a vida de Mickey Sienna, que aos 83 anos se vê sem muitas expectativas de como viver após a morte de sua esposa. Desta forma seus filhos entram em acordo para ajudar o pai, tanto para que ele consiga superar a dor da perda como também para que passe em um médico a fim de cuidar de sua saúde que está debilitada. Então fica decidido que Mickey ficará na casa de Jesse, o filho caçula.

Logo após este ocorrido, a história passa a girar em torno de Jesse Sienna, um jornalista de trinta e poucos anos que teve algumas experiências amorosas desagradáveis, mas que conseguiu seguir em frente de forma que ele e sua namorada Marina, vivem o relacionamento sem constituir planos, somente curtindo o momento.
 Porém quando Mickey vem morar com Jesse, ele acaba se sentindo desanimado por não ser do jeito que ele esperava; pois o relacionamento entre os dois nunca foi como deveria ser, porque como é o caçula de uma família grande e por ter sido um filho não planejado, Jess sempre se sentiu excluído tanto pelo pai como pelos irmãos mais velhos e ter a oportunidade de ajudar o pai poderia trazer mais intimidade aos dois, mas isso não acontece e lhe causa problemas. Porém sua namorada o ajuda a superar as dificuldades de conviver com o pai e acaba o conhecendo.

“Eu sentia muita falta da minha mãe e ter meu pai por perto aliviava um pouco as coisas. Quando tinha saudades, poderia falar com ele sobre ela e pareceria que ela estava por ali. Também estava contente porque finalmente eu o conheceria, e ele a mim. Nunca houve tempo para isso desde então. Imaginei que naturalmente nos envolveríamos um com o outro nos meses seguintes ou um ano, até que seriamos velhos companheiros, caras que não apenas mantinham um vínculo familiar, mas também relações pessoais verdadeiras. Pensei na reunião de família seguinte em que meu pai e eu teríamos nossas piadinhas para contar e ele diria outras coisas a seus filhos, como sempre. E talvez por um instante, os outros tivessem ciúmes de mim como eu sempre tivera deles.”

Assim que Mickey conhece Marina ele percebe que ela é especial e que precisa alertar o filho para não perdê-la, porém Jesse prefere viver do seu jeito sem se importar com a opinião de seu pai. Deste modo, Mickey não vê outra alternativa, a não ser contar a Jesse a história dele com Gina, seu grande amor.
No entanto o relato é mais do que uma experiência marcante, trata-se de algo que mudará a vida de todos para sempre.

“Eu a abracei bem firme e lhe dei um beijo na nuca. queria que ela soubesse quanto significava pra mim que ela tivesse dito aquilo. Queria que soubesse que eu me importava muito com ela, que a amava. Claro que a amava. Qualquer definição lógica de amor revelava que estava apaixonado por Marina já havia algum tempo. Embora eu ainda não estivesse certo e consciente do que dizia, era importante para mim que ela soubesse.- Eu amo você também, Marina.”

Gostei da mensagem que foi transmitida no final , porém houve alguns fatos que me desagradaram, como por exemplo, o personagem Mickey Sienna; o achei extremamente chato e inconveniente, me pareceu mais uma intromissão do que um conselho a experiência que ele quis transmitir ao filho. E o relato? Não achei nada demais. O relacionamento com a Gina foi algo casual, o encontro deles não foi nada extraordinário como também a história do casal. E também achei estranho que não se tratasse da mãe de Jesse, mas sim de uma desconhecida K
Mesmo desgostando de alguns pontos, valeu à pena ler Um Ano Inesquecível e recomendo a leitura para todos aqueles que apreciam  livros que fazem o leitor refletir sobre a própria vida.


Beijos.

3 comentários:

  1. Esse livro não é muito a minha cara mais eu adorei sua resenha ficou bem completa :D


    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota nessa postagem : http://euvivolendo.blogspot.com.br/2012/11/voce-escolhe-1.html )

    ResponderExcluir
  2. Olá o/
    Esse não é um livro que eu tenha muita curiosidade em ler. A reflexão que ele tenta transmitir, me parece rala, sei lá... Só acho que não vou me agradar muito da história. Mais quem sabe um dia XD

    Bjão Alinne o/

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Alinne! Estou ansiosa para ler Um Ano Inesquecível! Beijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...