25/04/2013

Resenha: Um Certo Verão


Olá pessoal.
A resenha de hoje será de um livro maravilhoso.



Nome: Um Certo Verão
Nome Original: One Summer
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Ano: 2013  Páginas: 272
ISBN: 978-85-8041-125-6

Primeiramente devo dizer que fazia tempo que eu queria ler alguma obra do David Baldacci, os livros dele sempre me pareceram serem bons, assim quando fiquei sabendo do lançamento deste, não pensei duas vezes e resolvi lê-lo. Vejam, foi uma ótima decisão, pois este livro é incrivelmente encantador.
A história gira em torno da vida de Jack Armstrong, um ex militar que foi diagnosticado com uma doença rara terminal e desde então ele vem se preparando para o momento de dizer adeus à esposa Lizzie, e a seus filhos. Porém algo inesperado acontece; sua esposa sofre um acidente de carro e falece. Sem ela Jack é mandado para um asilo e as crianças são separadas e vão morar com familiares em cidades diferentes. Entretanto Jack começa a melhorar. Numa recuperação milagrosa ele consegue vencer a doença e a caminhar rumo a uma segunda chance de viver junto com seus filhos.
Esse livro possui uma narrativa delicada que envolve como também possui uma história que emociona e faz o leitor sentir um turbilhão de emoções no decorrer da leitura. É inevitável não se comover com o drama do personagem principal e torcer pela sua superação e felicidade.

“Uma infância difícil e duas guerras não o haviam derrotado, de modo que no inicio ele tivera certeza de que poderia vencer a doença, apesar da sentença de morte dos médicos. Porém à medida em que o tempo foi passando e que seu corpo começou a se deteriorar, ficou claro que essa era uma batalha impossível de ganhar. Ele havia chegado a um ponto que o melhor a se fazer era aproveitar o máximo de tempo que lhe restava. De nada lhe adiantaria ficar batendo a cabeça na parede. Mais importante ainda, queria deixar para os filhos uma lembrança positiva de seus últimos dias. Jack havia concluído que, se tinha que morrer cedo, não esperaria a morte deprimido e deixando todo mundo à sua volta infeliz.”

Um dos pontos que mais me agradaram foi o fato dos personagens possuírem sentimentos reais; o modo como eles são descritos e os fatos que acontecem em suas vidas são bastante verdadeiros, de tal forma que é possível pensar se uma história semelhante já não aconteceu com alguém, como também ter quase certeza de que poderia acontecer.
Outro ponto que me agradou foi a trama; ela é tão bem desenvolvida; há surpresas e reviravoltas que chegam a causar espanto, como também há determinados momentos tão imprevistos que tocam o coração do leitor.

“Queria que você estivesse aqui comigo. Queria isso mais do que tudo. Mas você estava comigo no hospital quando eu precisei de você. E prometo cuidar bem das crianças. Elas vão se orgulhar de mim. E vou criá-las da melhor maneira possível. Como você.”

Houve determinadas partes que me tocaram profundamente, este trecho é de uma carta que Jack escreveu para a esposa quando ainda estava doente e achava que iria morrer; é tão bonito que tive que colocar aqui:

“ Se eu tivesse escolha, teria ficado mais tempo. Lutei o quanto pude. Nunca vou entender por que fui obrigado a abandoná-la tão cedo, mas aceitei isso. Mesmo assim, quero que você saiba que para mim não existe nada mais importante que você. Eu a amei desde a primeira vez que a vi. E o dia mais feliz da minha vida foi quando você aceitou compartilhar a sua comigo. Eu prometi estar sempre ao seu lado e meu amor por você é tão grande que, mesmo eu não estando aí fisicamente, estarei com você em todas as outras formas possíveis. Vou cuidar de você. Estarei ao seu lado quando quiser conversar. Nunca vou deixar de amá-la. Nem mesmo a morte pode sufocar o que sinto por você. Lizzie, meu amor por você é mais forte que tudo.Com amor, Jack.”

Sem dúvida alguma se trata de uma história profunda de quatro pessoas devastadas pela dor da perda que são salvas pela força do amor. Além disso, mostra que é possível encontrar forças para se superar as dificuldades mesmo quando tudo parece estar perdido.
Em sumo, esse livro me agradou totalmente e entrou para os meus favoritos. Recomendo a leitura de Um Certo Verão para todos aqueles que apreciam uma obra apaixonante.

Favorito

Beijos.

7 comentários:

  1. Eu estava em dúvida se pagava ou não o boleto em que comprei esse livro. ;x rsrs
    Já decidi, adorei o que você citou sobre os personagens, vou comprá-lo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju.
      Compra sim! Realmente a leitura vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá Alinne!
    Eu estou muito curiosa para ler Um certo verão.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e senti que o livro tem um enredo tipo Nicholas Sparks, estou errada?
    A história parece ser mesmo emocionante!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani.
      O enredo é parecido com os livros do Nicholas Sparks, porém este não possui muito romance, é mais um drama. Mas este é muito emocionante.
      Beijos.

      Excluir
  3. Ai, gostei bastante do livro já pelo título e sinopse, mas a história parece transmitir uma bela mensagem também!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Transmite sim. Trata-se de uma história simples e bonita.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Fran.
    A história toca profundamente, com certeza quando você ler esse livro ficará mais ainda comovida com a história :)
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...