29/01/2013

Resenha: O Verão Que Mudou A Minha Vida



Olá queridos leitores.
A resenha de hoje será sobre um livro bem envolvente. Trata-se do primeiro volume da trilogia O Verão.


Nome: O Verão que Mudou a Minha Vida
Nome original: The Summer I Turned Pretty
Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
Ano: 2011  Páginas: 288
ISBN: 9788501088628

O Verão que Mudou a Minha Vida conta a história de Belly, uma garota que está passando por mudanças; ela está naquela fase entre a adolescência e a vida adulta. Sendo assim, para ela os melhores momentos de sua vida são quando chegam às férias de verão, pois entre os meses de junho e agosto ela viaja para Cousins Beach; lá ela fica hospedada na casa de praia de Susannah Fisher, única e melhor amiga de sua mãe junto com Jeremiah e Conrad, que são seus amigos de infância e filhos desta, além de sua mãe Laurel e seu irmão Steven.
Desde a infância Belly mantém contato com os filhos de Suzannah. Nos verões anteriores ela não era nada mais do que uma irmã caçula para os garotos, no entanto prestes a fazer dezesseis anos, ela passa a ser notada por eles, principalmente por Conrad por quem ela sempre esteve apaixonada e isso faz com que os irmãos se tornem ainda mais centro de suas emoções. Ao mesmo tempo em que segredos e acontecimentos marcarão definitivamente a vida de todos e os próximos verões.

“ Meu coração batia com tanta força que eu era capaz de ouvi-lo. Tudo parecia igual mas não era. Eles tinham me olhado como se eu fosse uma menina de verdade, não apenas a irmãzinha caçula de alguém.”


Esse livro foi definitivamente surpreendente para mim, pois eu não estava dando muita importância para história, achei que se tratava daqueles típicos romances juvenis água com açúcar, onde tudo gira em torno do primeiro amor e de suas descobertas. Por parte eu estava certa se trata disto, no entanto me enganei em pensar que o livro não fosse lá grande coisa.
A história é narrada por Belly e os capítulos são intercalados entre o presente e passado dos personagens. A principio estranhei um pouco a escrita da autora, mas depois percebi o quanto isso tornou a leitura agradável, pude notar claramente todas as personalidades dos personagens através dos fatos descritos no passado como também me envolver com todos os dramas atuais.
Os personagens foram bem elaborados, só acho que a autora pecou um pouco na Belly. Ela é aquela típica personagem que cansa o leitor, me vi irritada em muitos momentos por causa de suas atitudes, vejam bem Belly tem quase dezesseis anos e age como se tivesse seis! Quando ninguém faz o que ela quer, faz birra e fica de bico e quando chamam a sua atenção por alguma coisa ela mostra a língua! Ah por – favor que criancice! Por mais que ela seja a única menina da casa e a caçula não achei que precisava fazer tudo isso para chamar a atenção, além disso, ela achava que tudo girava em torno dela e isso foi bem cansativo.
Outra personagem que me desagradou foi a mãe de Belly, a achei bastante superficial com os filhos, parecia que ela mais agia como uma adolescente ao lado da amiga do que como mãe! Susannah, Steven e Jeremiah foram super agradáveis, eles deram leveza e diversão na história, dos três gostei principalmente de Suzannah, pois apesar da situação que estava passando ela permanecia firme, forte e alegre o tempo todo. Já Conrad foi o personagem que mais me chamou a atenção, ele é quieto, meio sombrio e misterioso, personagens assim sempre me deixam intrigada, portanto ele foi o que eu mais gostei.

“ Seus olhos eram verdadeiros abismos, tristes, sem vida, como se fossem órbitas vazias. Não havia nada neles. O menino que eu pensava que conhecia tão bem tinha desaparecido. Ele parecia muito perdido, sentado ali. Senti aquele ímpeto antigo, aquela atração gravitacional, aquele desejo de habitar nele, como se em qualquer lugar onde ele estivesse neste mundo, eu soubesse onde estava, e fosse capaz de encontrá-lo. Encontrá-lo e levá-lo de volta. Tomar conta dele, exatamente como Suzannah queria. “   

Em resumo adorei o livro, trata-se de uma história tão simples e fofa que me prendeu do inicio ao fim, somente não entrou para os meus favoritos por causa dos pontos negativos que já ressaltei. O amor da personagem principal por Conrad é bastante inocente e meigo, torci desesperadamente para que desse certo rs e também me comovi com alguns fatos marcantes. E o final só dá um gostinho de quero mais ao leitor.

“ Aquele velho impulso, a maré que me puxava para ele. Vivia me deixando levar por essa correnteza, a do primeiro amor. O primeiro amor vivia me obrigando a voltar à aquilo, a ele. Ele ainda me tirava o fôlego só por estar ao meu lado. Na noite anterior, eu estava mentindo para mim mesma, pensando que tinha me libertado, que tinha me livrado dele. Nada que ele fizesse ou dissesse iria me fazer abandoná-lo. “

Estou super ansiosa para ler a continuação, espero conseguir ler em breve. Quanto à diagramação, foi muito bem elaborada pela Galera Record e a capa é bem bonita.
Recomendo!


Beijos.

9 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro , eu estou lendo tantas resenhas positivas sobre ele que a minha curiosidade para saber a estória está aumentando , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    O livro parece ser bem bonito mesmo e é ótimo quando conseguimos não só nos envolvermos, mas, também, nos surpreendermos!
    Uma pena que a protagonista tenha deixado a desejar, pelo menos não atrapalhou sua leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nahim...que super interessante sua resenha. Acho que adoraria ler esse livro e parece ser maravilhoso mesmo. Ansiosa para ver sua opinião sobre os próximos livros.

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  4. Oi :)
    Vim avisar que tá rolando um sorteio do livro A Última Música do Nicholas Sparks lá no meu blog ;)
    Você tem até 42 chances de ganhar!
    É só passar aqui: http://chicletevioleta.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-livro-ultima-musica.html
    Beijos e desculpe o incomodo.
    -Vickie <3

    ResponderExcluir
  5. Personagens com o comportamento de Belly me lembram da Ever da Os Imortal, aquela garota fez com eu desistisse da série :@. Mas entendo que apesar de tudo este livro seja bom, e ganha ponto por ser trilogia, amo trilogias :)
    Beijos Nina.

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você escreve tão bem! Sério.
    Acho que gostei até mesmo das vírgulas da tua resenha. ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Alinne!
    Que bom que gostou do livro! Já tinha visto algumas resenhas dele mas acho que nunca havia lido alguma e parece mesmo muito bom. Pena que a personagem principal ficou um pouco a desejar, parecem mesmo bem infantis suas atitudes e pelo jeito eu não simpatizaria com ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei este livro.
    É realmente excelente.
    Estou ansiosa agora pela continuação.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei super interessada neste livro, parece ser bem legal mesmo, amo livros que tem esse tema verão (apesar de eu não gostar de verão)os livros ficam leves e são a cara dos romances mesmo.
    Bjos
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blosgpost.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...