06/08/2012

Resenha: Garotas de Vidro

Oi gente!
A resenha de hoje vai ser sobre um livro bastante intenso e realista.

Sinopse:

“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”

Nome: Garotas de Vidro
Nome Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano:2012
Páginas: 272
ISBN: 978-85-8163-011-3

Garotas de Vidro relata a vida de Lia, uma garota que possui uma obsessão pela magreza. Mas isso é só uma parte da adversidade; Lia perde o controle quando descobre que a sua amiga Cassie morreu sozinha em um quarto de motel e para piorar a situação ligou para ela trinta e três vezes antes de morrer e ela não atendeu a ligação.
O fato da morte repentina de Cassie e a negação de seu problema, faz com que Lia entre em um regime intenso onde tudo o que come deve ser estritamente racionado e contado as calorias.Porém a omissão de seu desespero e o autoflagelo começa a prejudicá-la cada vez mais.Assim seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a manter a vida mas será que isso bastará?

" Visto o roupão amarelo no meu quarto e verifico se as moedas que costurei nos bolsos estão os deixando caídos demais para quem vê. Quando vou para o banheiro, Jennifer está consertando o delineador no espelho. Subo na balança. Quarenta e oito quilos e cinquenta e três gramas falsos.
Ela anota o número no caderninho verde que mora no armário ao lado da pomada antibacteriana e então folheia as vinte e quatro semanas de pesagens humilhantes anotadas."

Comecei a ler esse livro não esperando que fosse gostar tanto da história, pois não é nada fácil e a leitura é bastante dramática e diferente; a personagem Lia a todo momento conta as calorias de tudo o que ingere como também é uma pessoa deprimida e possui uma alta repugnância de si. Ela passou a ter esse transtorno alimentar depois de uma aposta com a sua amiga Cassie, onde quem ficaria mais magra seria a melhor e isso favoreceu para que a vida de ambas se tornasse um pesadelo.

" Ele joga o rolo de papel higiênico nos travesseiros, abre a caixa e tira um pedaço de pizza.
-Nova Jersey.-Ele dá uma mordida e o queijo se estica como uma ponte suspensa entre a boca e a mão dele -Vai aí?
Uma mordida, por favor, e depois outra e outra, massa e queijo calabresa molho e outra e mais uma Ser vazia é ser forte e invencível."

Mostra também todos os problemas relacionados a este transtorno e o que pode ocorrer à uma família que tem um membro que passa por essa dificuldade.Outro aspecto bastante importante da trama é o ressalto de problemas inacabados que vêm rondar o presente causando até mesmo complicações ainda maiores.

"A casa da Cassie é do outro lado da rua.
Meu cérebro (NÃO!) e meu estômago (NÃO!) berram comigo (NÃO! NÃO! NÃO!),mas forço uma colherada de macarrão por entre dentes e a engulo."

Basicamente este é um livro que faz o leitor pensar sobre a sua própria vida, como também à dos outros.Por isso a autora está de parabéns por ter tido a coragem de criar uma obra tão realista que aborda a condição dos jovens que sofrem de transtornos alimentares. Desta maneira é por pouco que Garotas de Vidro não entra para os meus favoritos, porém será um livro que irei reler com certeza! =)
Recomendadíssimo!


 E aí alguém já leu, o que achou?
 Beijos 




13 comentários:

  1. Oiie,

    Já vi muita gente dizendo que o livro é realmente muito bom. Estou curiosa para ler, mas, por enquanto não esta nas minhas prioridades.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. esse livro é maravilhosamente cruel , uma das melhores leituras do ano !

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei de sua resenha, vc realmente me fez sentir vontade de ler o livro.
    Há pouco tempo li uma resenha e não havia gostado muito.
    Achei bem interessante o tema do livro. Com certeza entrou para minha lista de desejados!!
    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi essa capa, estou louco atrás do livro!!
    Bela resenha! Só me fez querer ler ainda mais!
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Achei pela sua resenha o livro super interessante, estou ansiosa para ler!
    bjs
    http://funhousesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alinne!
    Até hoje só escutei elogios sobre esse livro e estou bem curiosa para lê-lo. Acho que a autora soube tratar muito bem sobre um assunto difícil e pesado. Parece ser uma leitura densa e de conteúdo, bem interessante mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Eu adorei o livro, uma leitura intensa que nos faz pensar em muita coisa, principalmente na auto aceitação. Eu também sei que irei reler em breve..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já li muitas resenhas sobre esse livro e cada vez mais a vontade de lê-lo aumenta, até agora ninguém falou mal dele. Transtornos alimentares já é um tema meio batido em termos de discussão, mas acho que ler sobre ele seria uma experiência muito interessante.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha! Gosto de livros com temas complexos, polêmicos, diferentes e atuais e esse tem tudo isso.

    ResponderExcluir
  10. Oi Alinne, esse livro parece ser realmente pesado... No começo pensei que fosse mais um livro juvenil, e romance, me enganei e como!

    Adorei a resenha!
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  11. Quero ler o livro para conhecer a história melhor.

    ResponderExcluir
  12. O livro já chama a atenção pela capa... a história te faz ter a certeza que vc quer lê-lo! rss
    Gosto de livro assim...

    ResponderExcluir
  13. Encomendei hoje esse livro. Estou super curiosa, parece ser uma história bem chocante...

    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Por isso comente! Deixe sua opinião ou sugestão.
Se tiver alguma rede social ou blog, comente pela opção Open ID.
Se for comentar como anônimo, deixe seu nome para que eu possa te identificar e entrar em contato.
E Seja Bem Vindo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...